Blog do Walison - Em Tempo Real

Motorista é preso após PRF apreender 450 kg de cocaína em caminhão que transportava milho no Piauí

O motorista de um caminhão que transportava milho foi preso em flagrante, na tarde desta terça-feira (23), após a Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreender 450 kg de drogas escondidos dentro do veículo, em Oeiras. Segundo a PRF, o caminhão levava 225 kg de cocaína e 225 kg de pasta base de cocaína.

Os policiais abordaram o caminhão, que tracionava dois semirreboques, em uma fiscalização. O veículo vinha de Goiás em direção a Oeiras. No entanto, ele não informou qual seria o destino final da droga.

Durante a abordagem, o motorista apresentou sinais de nervosismo e forneceu informações contraditórias sobre a viagem e a carga transportada.

Em imagens divulgadas pela polícia, é possível observar o momento em que agentes encontram os envelopes contendo a droga dentro de um “fundo falso” em um dos reboques do caminhão.

“Toda a carga ilícita possui alto valor no mercado do tráfico de drogas”, destacou a Polícia Rodoviária Federal.

 

Após a prisão, o motorista foi encaminhado à Delegacia de Polícia Federal em Picos, assim como o caminhão e as drogas apreendidos, onde foi autuado em flagrante. Fonte: G1-PI

Paraíba recebe nova vacina contra pneumonia e meningite pelo SUS; veja quem pode receber

A rede pública de saúde da Paraíba começou a receber a vacina Pneumo 20, novo imunizante incorporado ao calendário do Sistema Único de Saúde (SUS) para ampliar a proteção contra doenças causadas pela bactéria pneumococo, como pneumonia, meningite e infecções no ouvido.

O estado recebeu um primeiro lote com 10.990 doses, que serão distribuídas aos municípios para início da vacinação. O imunizante está disponível para crianças menores de 5 anos que ainda não completaram o esquema vacinal contra o pneumococo, além de outros grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde.

A Pneumo 20 amplia a cobertura da vacinação ao proteger contra 20 sorotipos da bactéria, oferecendo uma resposta mais abrangente em comparação às vacinas pneumocócicas utilizadas anteriormente no SUS. A expectativa do governo federal é reduzir casos graves, internações e mortes provocadas por doenças pneumocócicas.

Antes da incorporação à rede pública, a vacina era disponibilizada apenas na rede privada, com custo superior a R$ 500 por dose, segundo o Ministério da Saúde. Com a inclusão no SUS, o imunizante passa a ser ofertado gratuitamente à população.

Além das crianças menores de 5 anos, a campanha contempla povos indígenas sem histórico de imunização contra o pneumococo, idosos acamados ou que vivem em instituições de longa permanência e pessoas com condições clínicas especiais atendidas pelos Centros de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIEs).

A previsão do Ministério da Saúde é distribuir mais de 6 milhões de doses da Pneumo 20 em todo o país ao longo deste ano. Fonte: G1-PB

Falta de medicamento na FEME preocupa pacientes no Maranhão

Pacientes do Maranhão relatam dificuldade para conseguir a somatropina na Farmácia Estadual de Medicamentos Especializados (FEME). Em meio ao desabastecimento, famílias têm recorrido a ligações e mensagens para tentar saber quando o medicamento estará disponível.

A somatropina é a versão sintética do hormônio do crescimento humano. O medicamento é fornecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e, no Maranhão, distribuído pela FEME.

Entre os pacientes estão crianças com síndrome de Prader-Willi, uma doença genética que provoca fraqueza muscular e compromete o desenvolvimento infantil.

Nesses casos, o medicamento não atua apenas no crescimento. Ele também contribui para o desenvolvimento da musculatura, da força e da mobilidade, fatores essenciais para a qualidade de vida.

As últimas doses entregues às famílias garantem apenas mais alguns dias de tratamento. A incerteza sobre a próxima remessa preocupa pais e responsáveis.

“É a falta do medicamento, que já está há dois meses em falta. Ele não pode ficar sem essa medicação para ganhar massa magra, ter mais agilidade e desenvolvimento, porque é uma criança altamente hipotônica”, relatou uma mãe.

O tratamento com somatropina é contínuo e as doses são definidas de acordo com o peso e a necessidade de cada paciente. A aplicação é diária e pode ultrapassar R$ 200 por dose.

Quando o uso é interrompido, os resultados do tratamento podem ser prejudicados, especialmente durante a fase de desenvolvimento. A suspensão por semanas ou meses pode reduzir ou até interromper a velocidade de crescimento. Fonte: G1-MA

Dois operários ficam feridos em desabamento em obra na Avenida dos Holandeses, em São Luís

Dois operários ficaram feridos após o desabamento de parte de uma estrutura em uma obra na Avenida dos Holandeses, no bairro Olho d’Água, em São Luís, na tarde desta segunda-feira (23). Um dos trabalhadores sofreu fratura na perna.

Segundo as primeiras informações, uma estrutura pré-moldada que seria usada na obra cedeu e provocou o acidente.

O Corpo de Bombeiros, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e a Defesa Civil foram acionados para atender a ocorrência e avaliar as condições da estrutura.

Um dos operários teve fratura em uma das pernas. Os dois foram socorridos e encaminhados ao Hospital Socorrão II. Equipes da Blitz Urbana também estiveram no local para verificar a regularidade da obra.

A Defesa Civil Municipal identificou risco estrutural e interditou o local. A obra deve permanecer paralisada para evitar novos colapsos, já que o risco ainda persiste. As causas do acidente ainda serão investigadas. Fonte: G1-MA

Lula cria plataforma para coibir roubos de celulares e vendas ilegais

O presidente Luiz Inácio Lula assinou, nesta terça (23), um decreto que transformou o Projeto “Celular Seguro” em política pública permanente. A legislação criou o Banco Nacional de Celulares com Restrição (BNCR), uma plataforma para reunir informações de aparelhos roubados, furtados ou extraviados em todo o País.

“A partir desse decreto, muita coisa vai mudar na atuação do governo federal, dos governos estaduais e também muita coisa vai mudar nas pessoas que ousarem roubar um celular daqui para frente”, disse o presidente no anúncio em São Paulo.

O presidente defendeu a medida para reduzir a violência no País.

“A gente quer punir quem rouba, a gente quer punir quem vende, a gente quer punir o crime organizado. Mas é importante que você tenha mais cuidado ao utilizar o celular porque é um patrimônio seu”.

Contra a cadeia criminosa

O secretário nacional de Segurança Pública, Francisco Lucas Veloso, explicou que a iniciativa representa uma mudança na estratégia de combate aos crimes patrimoniais relacionados a dispositivos móveis. “Essa é uma nova etapa de um programa que vai combater efetivamente o roubo, furto e toda a cadeia criminosa que envolve os celulares”, disse. 

A plataforma deve reunir dados do Programa Celular Seguro, boletins de ocorrência registrados pelas Polícias Civis, operadoras de telefonia, sistemas nacionais de segurança pública, Cadastro de Estações Móveis Impedidas (CEMI) da Anatel e ABR Telecom. Inicialmente já há informações com mais de 3,3 milhões de aparelhos aptos à recuperação.

“A plataforma é um cadastro negativo, é o Serasa dos celulares roubados”, disse o secretário. Uma das inovações do programa é o chamado “Modo Recuperação”. A ideia é que o IMEI (número de registro do aparelho) permaneça ativo e passe a ser monitorado nacionalmente. O governo explica que, quando uma nova linha telefônica for habilitada no dispositivo, o sistema identificará a utilização do aparelho e iniciará o fluxo de recuperação.

O governo poderá identificar aparelhos com registro de roubo ou furto em utilização e encaminhar notificações aos usuários para devolução voluntária e regularização da situação junto às autoridades policiais.

Ferramenta de consulta

Uma novidade é a criação de uma ferramenta pública de consulta. Isso porque, antes de adquirir um celular de terceiros, qualquer pessoa vai poder verificar, no aplicativo ou portal do Celular Seguro, se o aparelho possui algum registro de restrição.

A consulta será feita a partir do número IMEI e retornará apenas duas possibilidades: “Sem Restrição” ou “Com Restrição”. A ideia é que a recuperação dos aparelhos seja realizada pelas Polícias Civis dos estados. A tecnologia que inspira a nova fase já foi adotada no Piauí, Amazonas, Bahia e Ceará. 

Ele explicou que o trabalho é fazer a integração nacional das informações. O secretário acrescentou que há, em média, 1 milhão de celulares roubados por ano no Brasil registrados via boletim de ocorrência. Inclusive, o próprio governo considera que pode haver subnotificação. 

“O celular hoje traz identidade e aplicativos bancários, por exemplo. Ninguém vive mais sem celular (…) A gente percebeu que existe um mercado que muita gente lucra milhões com o comércio ilegal de celular roubado, com a fraude digital e com outros crimes”, afirmou.

Consciência

A aposta do governo também é recuperar telefones roubados com o consumidor final. Com um banco de informações, as pessoas que compram celulares, de forma informal, poderão verificar se trata de um aparelho que não foi roubado ou perdido. O Banco Nacional de celulares com restrição terão informações de todas as unidades da federação.

“Quando uma pessoa devolver um celular com restrição, estará desestimulando o crime e salvando a vida de alguém que não vai ser mais assassinado num assalto, que não vai ter mais um bem subtraído”, disse o secretário nacional de segurança pública. Fonte: Agência Brasil

‘Que a memória deles seja honrada’, diz mãe após condenação de mulher que matou crianças com ovo de Páscoa envenenado

A dona de casa Mirian Lira Rochamãe de duas crianças que morreram após consumir um ovo de Páscoa envenenado em Imperatriz (MA), afirmou que a condenação de Jordélia Pereira Barbosa representa um alívio e uma forma de honrar a memória dos filhos. Em entrevista ao g1, Mirian disse que a decisão era aguardada pela família desde o início do processo.

“A decisão do júri trouxe um alívio. Era o que eu, como mãe, e toda a família aguardávamos: que a Justiça fosse feita”, afirmou.

Jordélia Pereira Barbosa foi condenada a 66 anos, 8 meses e 7 dias de prisão pelo Tribunal do Júri de Imperatriz, na noite dessa segunda-feira (22). O juiz determinou o cumprimento imediato da pena, manteve a prisão preventiva de Jordélia e negou o direito de recorrer em liberdade.

As vítimas foram Luiz Fernando Rocha Silva, de 7 anos, e Evillyn Fernanda Rocha Silva, de 13, que morreram após consumir o doce. Mirian chegou a ficar internada em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI), mas sobreviveu. O crime aconteceu em abril de 2025.

Mirian falou sobre a dor da perda durante o processo e destacou a memória dos filhos.

“Os meus filhos eram duas crianças cheias de vida, de sonhos e projetos, e foram interrompidos de forma tão cruel. O mais justo é que a memória deles seja honrada, com a lei sendo cumprida e a Justiça sendo feita”, disse.

 

Acusada de envenenar ovos de páscoa que mataram duas crianças vai a júri popular no MA — Foto: Reprodução/Montagem g1

Acusada de envenenar ovos de páscoa que mataram duas crianças vai a júri popular no MA — Foto: Reprodução/Montagem g1

ovo que as crianças comeram continha chumbinho – um pesticida usado clandestinamente no Brasil para matar ratos. De acordo com a denúncia, Jordélia enviou o doce à casa de Mirian por meio de um mototaxista.

Segundo o Ministério Público do Maranhão (MPMA), o crime foi motivado por ciúmes e vingança. Jordélia era ex-namorada do então companheiro de Mirian.

Também foi fixada uma indenização mínima por danos morais de 100 salários mínimos para Mirian. Além disso, Mirian e o pai das duas crianças deverão receber, juntos, outros 400 salários mínimos.

Entenda o caso

 

A denúncia foi formulada pelo Ministério Público do Maranhão (MPMA) e aceita pela 3ª Vara Criminal de Imperatriz. As investigações apontaram que Jordélia enviou chocolates contaminados com chumbinho para a família de Mírian Lira Rocha.

Durante as investigações, a polícia concluiu que o crime foi premeditado.Jordélia teria viajado de Santa Inês a Imperatriz, hospedou-se em um hotel com nome falso e contratou um motoboy para fazer a entrega. Os ovos de Páscoa foram acompanhados de um bilhete: “Com amor para Mirian Lira. Feliz Páscoa!!!”. Fonte: G1-MA

Show de Zezé de Camargo e Luciano em Presidente Dutra já lotou todos os hotéis da região central

A cidade de Presidente Dutra já vive a expectativa para uma das maiores festas de sua história. Em comemoração aos 82 anos de emancipação política do município, a dupla sertaneja Zezé Di Camargo & Luciano será a grande atração de um evento que promete reunir milhares de pessoas de toda a região no próximo sábado (27).

Reconhecidos nacionalmente por uma trajetória de sucesso e por canções que atravessam gerações, os artistas subirão ao palco em uma noite especial que ficará marcada na memória dos presidutrenses. A expectativa é de um público recorde, movimentando não apenas o setor de eventos, mas também a economia local.

A procura por hospedagem já demonstra a dimensão da festa. Hotéis de Presidente Dutra e de cidades vizinhas registram alta ocupação, com muitas unidades já sem vagas disponíveis para o período das comemorações. O fluxo de visitantes também deve impulsionar restaurantes, bares, comércio e serviços, fortalecendo a economia da região central do Maranhão.

Além de celebrar mais um ano de história do município, o evento reforça a importância de Presidente Dutra como um dos principais polos econômicos e culturais do interior maranhense. Além do show, a prefeitura da cidade vai inaugurar inúmeras obras nos dias 26 e 27.

PGR defende que Mendonça relate pedido de investigação do Dark Horse

A Procuradoria-Geral da República (PGR) defendeu nesta segunda-feira (22) que o ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), deve assumir a relatoria do pedido para investigar os pagamentos do banqueiro Daniel Vorcaro para o filme Dark Horse, a cinebiografia do ex-presidente Jair Bolsonaro. Mendonça é o relator do caso Master na Corte. 

O parecer foi solicitado pelo ministro Alexandre de Moraes, destinatário de uma petição na qual o deputado federal Lindberg Farias (PT-RJ) pede que seja investigado o pedido de dinheiro feito pelo senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), pré-candidato à presidência da República, a Vorcaro para o custeio das gravações.

Diante do parecer que defende que o caso seja enviado a Mendonça, Moraes solicitou que o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin, dê a palavra final e decida quem deve ser o relator do pedido.

Entenda

Após a revelação das conversas entre Flávio e Vorcaro, preso pelas investigações sobre o caso Master, Lindberg Farias sustentou que há ligação entre o financiamento do filme e as condutas do ex-deputado Eduardo Bolsonaro para fomentar as sanções norte-americanas contra o Brasil e pediu a ampliação da investigação. 

Moraes é o relator do caso que envolve Eduardo, que, na semana passada, foi condenado a quatro anos e dois meses de prisão pelo crime de coação no curso do processo. Contudo, o ministro pediu um parecer da PGR, e a procuradoria entendeu que o caso deve ser enviado a Mendonça, por envolver Vorcaro.

O filme que retrata a vida política de Bolsonaro veio à torna após o site The Intercept revelar que o senador pediu dinheiro a Vorcaro para financiar as gravações.

Após a divulgação da conversa entre Flávio e Vorcaro, ocorrida em novembro do ano passado, o senador negou ter combinado qualquer vantagem indevida com o banqueiro e disse que os recursos eram privados.

Em seguida, veio à tona que Eduardo atuou como produtor-executivo de filme.  Fonte: Agência Brasil

Homem é morto com tiro de arma artesanal após discussão em Imperatriz

Um homem de 38 anos, que não teve a identidade divulgada, foi morto com um disparo de arma de fogo após uma discussão nesse domingo (21), no bairro Parque Alvorada, em Imperatriz, no sul do Maranhão.

De acordo com testemunhas, o desentendimento entre os dois homens começou na rua. Momentos depois, o suspeito teria ido até a residência da vítima para cometer o crime.

Segundo informações da Polícia Militar do Maranhão (PMMA), o homicídio ocorreu por volta das 16h32, na Rua Teodoro Teles. A vítima foi atingida por um tiro efetuado com uma arma longa de fabricação caseira e morreu ainda no local.

A companheira da vítima relatou à polícia que, após a discussão, o suspeito foi até a janela da residência e efetuou o disparo que atingiu o homem. Após o crime, o autor fugiu e tomou rumo ignorado.

Equipes da PMMA foram acionadas e iniciaram buscas na região para tentar localizar o suspeito. Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) também esteve no local, mas a vítima já estava morta.

Guarnições do Parque Alvorada, com apoio de equipes da Força Tática e do 2º Batalhão de Missões Táticas, participaram das diligências realizadas após o homicídio.

O caso foi registrado como homicídio qualificado com emprego de arma de fogo de uso proibido. A investigação deverá apurar as circunstâncias da discussão e a motivação do crime. Até a publicação desta matéria, o suspeito não havia sido localizado pelas forças de segurança.

A Polícia Civil do Maranhão (PC-MA) ficará responsável pela condução das investigações e pela coleta de depoimentos de testemunhas para esclarecer as circunstâncias do caso. Perícias também devem auxiliar na análise da dinâmica do crime e na identificação dos elementos que levaram ao assassinato. Fonte: G1-MA